O que é toxina botulínica?
A toxina botulínica é uma proteína produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum capaz de causar paralisia muscular quando ingerida ou aplicada no músculo. No caso da pele, quando aplicada em quantidades muito pequenas nos músculos específicos da face ou do pescoço, causa o relaxamento da musculatura com melhora das rugas e linhas de expressão dessas regiões.
O Dr. Pedro Jordão é dermatologista formado pelo Hospital Do Servidor Público Municipal de São Paulo (HSPM-SP), considerado centro de referência em dermatologia estética, onde foram desenvolvidos os primeiros e mais relevantes estudos com toxina botulínica no Brasil, apresentando vasta experiência na aplicação dessa substância para fins estéticos e para o tratamento de doenças.
Como é feita a aplicação?
Após o estudo detalhado da região a ser tratada, o médico dermatologista realiza a marcação dos pontos. Em seguida, é feita a aplicação do anestésico tópico e a execução do procedimento que é rápida, bem tolerada e praticamente indolor com recuperação mínima após a execução.

Quanto tempo duram os resultados?
Geralmente o efeito começa a ser notado pelo paciente após 24 a 48 horas da aplicação com pico máximo após 14 dias e duração de 3 a 4 meses de acordo com as características de cada indivíduo, dose e formas de aplicação.
Quais são as indicações?
– Rugas entre as sobrancelhas (“cara de bravo”)
– Rugas da testa
– Rugas ao redor dos olhos (“pés-de-galinha”)
– Rugas ao redor dos lábios
– Levantamento das sobrancelhas e abertura do olhar
– Levantamento da ponta do nariz
– Diminuição do sorriso gengival
– Diminuição das rugas do pescoço
– Melhora do contorno facial
– Afinamento do rosto

Além das indicações estéticas a toxina botulínica também pode ser utilizado para:
– Suor excessivo nas mãos, pés, axilas e outras regiões do corpo (Hiperidrose)
– Bruxismo
– Cefaleia (dor de cabeça)
– Rosácea
– Espasmos e contraturas musculares
– Neuralgia pós- herpética (Dor persistente após o quadro de herpes Zooster)
– Síndrome de Frey (Sudorese gustatória)
Quais são os efeitos colaterais da toxina botulínica?
Quando realizada da forma correta, os efeitos colaterais da aplicação da toxina botulínica são mínimos.
Pode haver dor e edema local após a aplicação e formação de equimoses (manchas roxas).
Quais são as contra-indicações da toxina botulínica?
Gestação, algumas doenças neuromusculares, infecções de pele no local da aplicação e alergias
Qual a idade mínima para realizar a aplicação da toxina botulínica?
Toxina botulínica não tem idade, tem indicação! Alguns pacientes jovens já apresentam rugas marcadas ou em formação, enquanto pacientes mais velhos podem apresentam rugas muito discretas que surgem apenas durante a movimentação. Isso ocorre por vários fatores, principalmente pela quantidade de colágeno que cada pele produz. A maioria das pessoas se beneficia do tratamento com toxina botulínica realizado a partir dos 25-30 anos.
Quais são as complicações da toxina botulínica?
Quando bem indicada e executada, a aplicação da toxina botulínica é segura e os resultados são naturais e satisfatórios. O Conselho Federal de Medicina ( CFM) juntamente com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) recomendam que o procedimento seja feito por um médico especialista.
Dentre as complicações possíveis temos:
– Ptose palpebral ( pálpebra caída)
– Estrabismo ( desvio do olhar)
– Visão dupla ( diplopia)
– Assimetria dos lábios, da testa e das sobrancelhas
– Fraqueza muscular
– Dificuldade para engolir e respirar, em casos graves
Posso associar a toxina botulínica a outros procedimentos injetáveis?
Sim! A toxina botulínica pode ser feita juntamente com preenchimentos de ácido hialurônico e bioestimuladores de colágeno para o rejuvenescimento facial. De acordo com as necessidades de cada paciente, pode-se realizar os procedimentos em áreas diferentes do rosto na mesma sessão. Porém, não se recomenda que a aplicação seja feita na mesma área e na mesma sessão.

Posso associar a toxina botulínica com laser e outras tecnologias?
Depende! O ideal é que procedimentos que geram calor e edema não sejam realizados no mesmo dia e nas mesmas regiões do rosto em que foi feita a aplicação da toxina botulínica para evitar complicações com o comprometimento de músculos indesejáveis.
Nos últimos anos, com o surgimento da “ harmonização facial” observou-se um aumento das complicações e dos exageros com o uso dos procedimentos injetáveis, porém quando bem indicados e executados, os resultados são naturais e elegantes.

Qual a diferença entre toxina botulínica e preenchimento?
Enquanto a toxina botulínica promove o relaxamento da musculatura amenizando as rugas já formadas na pele e prevenindo o surgimento de novas marcas de expressão, o preenchimento com ácido hialurônico permite repor volume em áreas do rosto que perderam sustentação, como a região das maçãs do rosto, lábios, correção do bigode chinês. A combinação dos 2 procedimentos, promove um efeito lifting ( “sabe aquela levantadinha do rosto com os dedos que todo mundo faz na frente do espelho? É exatamente isso!), deixando o rosto mais jovem e com o contorno mais definido.