O preenchimento facial com ácido hialurônico ganhou destaque nos últimos tempos com o surgimento da “harmonização facial” que consiste no uso dessa substância para modificar o volume e o contorno do rosto. Os exageros da técnica tem levado muitos pacientes a temer o procedimento, devido aos resultados artificiais.
Porém o preenchimento facial pode ser natural e elegante quando bem executado. Seguindo o conceito Quiet beauty, eu acredito que os procedimentos com toxina botulínica e ácido hialurônico sejam capaz de valorizar a beleza individual, sem excessos. O belo nunca esteve nos exageros, mas no respeito à harmonia e às proporções da face.

O que é o ácido hialurônico?
Trata-se de uma substância produzida naturalmente pelo nosso organismo, responsável pela hidratação das células, sustentação da pele e pelo preenchimento de outros tecidos. Ao longo dos anos, o corpo humano tende a produzir menos ácido hialurônico, levando a uma perda de elasticidade da pele com formação de rugas e linhas de expressão. Além da flacidez com perda do contorno do rosto e do corpo.
Como repor o ácido hialurônico?
Existe no mercado uma infinidade de produtos de beleza contendo ácido hialurônico desde cremes, shampoo até cápsulas. Os produtos de skincare contendo essa substância tem a finalidade de promover a hidratação da pele e dos cabelos. Porém, para o tratamento das rugas e dos sulcos, o ácido hialurônico precisa ser injetado na pele ou no subcutâneo por um médico especialista.
Quais as regiões que podem ser preenchidas com ácido hialurônico?
- Sulco nasogeniano (“ bigode chinês”)
- Rugas de marionete
- Lábios (preenchimento labial)
- Região zigomático-malar (maçãs do rosto)
- Rinomodelação (correção do formato do nariz sem cirurgia)
- Preenchimento de olheiras
- Preenchimento das têmporas
- Preenchimento do queixo e da mandíbula
- Preenchimentos corporais (mãos, abdome, glúteos, peitoral masculino, região genital masculina e feminina, panturrilhas)

Após quanto tempo surgem os resultados?
O resultado do preenchimento é imediato. Após alguns dias ele se torna mais evidente devido a melhora do inchaço e hidratação dos tecidos.
Quanto tempo dura o preenchimento facial?
A durabilidade varia de acordo com a região na qual o procedimento foi realizado. No caso do preenchimento facial a duração é de 12 a 24 meses, em média.
Quais são os efeitos colaterais do preenchimento?
Todo procedimento injetável apresenta risco de inchaço e equimoses (roxos), além de dor e sensibilidade no local logo após a aplicação.
Quais os riscos do preenchimento?
Quando aplicado da forma correta e pelo profissional adequado, o preenchimento é um procedimento seguro e os riscos são minimizados. As complicações possíveis são:
- Nódulos
- Inflamação tardia
- Migração do produto
- Reações anafiláticas
- Oclusão vascular e necrose do tecido
- Cegueira e AVC ( acidente vascular cerebral)
Como realizar o procedimento de forma segura?
Procure sempre por um especialista, médico dermatologista ou cirurgião plástico, com registro de qualificação de especialista (RQE) junto ao Conselho Federal de Medicina (CFM).
Durante a minha formação como médico dermatologista, eu tive a oportunidade de aprender com grandes referências da dermatologia nacional e internacional técnicas seguras e eficazes de preenchimento facial. Além disso, faço questão de me manter atualizado sobre o assunto através de publicações cientificas, cursos de aperfeiçoamento e congressos.

Dr. Pedro Jordão
É possível reverter o procedimento?
Sim! O ácido hialurônico pode ser removido através de uma enzima chamada hialuronidase que dissolve o produto, sendo utilizada no manejo das complicações e para correção de resultados indesejados.
Quem não pode realizar o procedimento?
Gestantes, lactantes, pacientes com alguns tipos de doenças autoimunes e infecções de pele no local do tratamento.

Posso realizar o preenchimento junto com outros procedimentos?
Sim! Os preenchimentos com ácido hialurônico podem ser realizados juntamente com a toxina botulínica e com bioestimuladores de colágeno para o rejuvenescimento facial em áreas diferentes do rosto na mesma sessão. Porém, não se recomenda que a aplicação seja feita na mesma área e na mesma sessão.
Por que tantos famosos estão removendo o preenchimento facial?
Com o surgimento da “harmonização facial”, houve um aumento do número de profissionais não habilitados realizando preenchimentos com ácido hialurônico. Além do aumento no número de complicações, observou-se também um aumento dos resultados artificiais, exagerados e inestéticos. Por isso, é fundamental se atentar a formação e ao senso estético do profissional para que o procedimento seja realizado com segurança e os resultados obtidos sejam satisfatórios e sem exageros.
